Relatório de Experiência com alunos do 4 ano. A ciência em foco
AUTORA
Professora Joicimara Alves do Carmo, 4° ano
Explorando Tipos de Misturas homogêneas e heterogêneas com Alunos na Sala de Aula
Introdução:
Nesta atividade, realizamos experimentos para explorar os diferentes tipos de misturas com os alunos da sala de aula. O objetivo foi fornecer uma compreensão prática das misturas e suas características.
Materiais:
Diversos tipos de substâncias (água, areia, sal, açúcar, óleo, Nescau café,vinagre, álcool,trigo, milho, etc.)
Recipientes transparentes(copos)
Colheres
Filtro de papel
Procedimento:
Introdução Teórica: Iniciamos a aula com uma breve explicação sobre os dois tipos de misturas: homogêneas, heterogêneas. Discutimos exemplos de cada tipo para garantir que os alunos entendessem as diferenças.
Experimento 1 - Misturas Homogêneas e Heterogêneas:
Dividimos os alunos em grupos e distribuímos diferentes substâncias e recipientes.
Eles foram instruídos a misturar as substâncias e observar se as misturas resultantes eram homogêneas ou heterogêneas.
Experimento 2 - Filtragem de Misturas:
Preparamos misturas contendo sólidos e líquidos.
Os alunos foram orientados a filtrar as misturas usando filtros de papel para separar os componentes.
Discussão e Análise:
Após cada experimento, conduzimos uma discussão em sala de aula para revisar os resultados e identificar as características de cada tipo de mistura.
Os alunos foram incentivados a compartilhar suas observações e conclusões.
Conclusão:
Encerramos a aula recapitulando os conceitos aprendidos e destacando a importância da compreensão das misturas em diversos contextos.
Observações:
Os alunos demonstraram grande entusiasmo ao realizar os experimentos, e suas observações foram consistentes com os conceitos discutidos em sala de aula.
A atividade prática ajudou a consolidar o aprendizado teórico, proporcionando uma compreensão mais profunda das propriedades das misturas, a participação e ativa e interesse dos alunos foi ótimo ,podemos estimular a reflexão o pensamento crítico e aprender e compreender na prática.
Professora Joicimara Alves do Carmo, 4° ano
Explorando Tipos de Misturas homogêneas e heterogêneas com Alunos na Sala de Aula
Introdução:
Nesta atividade, realizamos experimentos para explorar os diferentes tipos de misturas com os alunos da sala de aula. O objetivo foi fornecer uma compreensão prática das misturas e suas características.
Materiais:
Diversos tipos de substâncias (água, areia, sal, açúcar, óleo, Nescau café,vinagre, álcool,trigo, milho, etc.)
Recipientes transparentes(copos)
Colheres
Filtro de papel
Procedimento:
Introdução Teórica: Iniciamos a aula com uma breve explicação sobre os dois tipos de misturas: homogêneas, heterogêneas. Discutimos exemplos de cada tipo para garantir que os alunos entendessem as diferenças.
Experimento 1 - Misturas Homogêneas e Heterogêneas:
Dividimos os alunos em grupos e distribuímos diferentes substâncias e recipientes.
Eles foram instruídos a misturar as substâncias e observar se as misturas resultantes eram homogêneas ou heterogêneas.
Experimento 2 - Filtragem de Misturas:
Preparamos misturas contendo sólidos e líquidos.
Os alunos foram orientados a filtrar as misturas usando filtros de papel para separar os componentes.
Discussão e Análise:
Após cada experimento, conduzimos uma discussão em sala de aula para revisar os resultados e identificar as características de cada tipo de mistura.
Os alunos foram incentivados a compartilhar suas observações e conclusões.
Conclusão:
Encerramos a aula recapitulando os conceitos aprendidos e destacando a importância da compreensão das misturas em diversos contextos.
Observações:
Os alunos demonstraram grande entusiasmo ao realizar os experimentos, e suas observações foram consistentes com os conceitos discutidos em sala de aula.
A atividade prática ajudou a consolidar o aprendizado teórico, proporcionando uma compreensão mais profunda das propriedades das misturas, a participação e ativa e interesse dos alunos foi ótimo ,podemos estimular a reflexão o pensamento crítico e aprender e compreender na prática.
Comentários
Postar um comentário