Relatório de Experiência com alunos do 4 ano. A ciência em foco

AUTORA
Professora Joicimara Alves do Carmo, 4° ano

Explorando Tipos de Misturas homogêneas e heterogêneas com Alunos na Sala de Aula

Introdução:

Nesta atividade, realizamos experimentos para explorar os diferentes tipos de misturas com os alunos da sala de aula. O objetivo foi fornecer uma compreensão prática das misturas e suas características.
Materiais:

Diversos tipos de substâncias (água, areia, sal, açúcar, óleo, Nescau café,vinagre, álcool,trigo, milho, etc.)

Recipientes transparentes(copos)

Colheres

Filtro de papel

Procedimento:

Introdução Teórica: Iniciamos a aula com uma breve explicação sobre os dois tipos de misturas: homogêneas, heterogêneas. Discutimos exemplos de cada tipo para garantir que os alunos entendessem as diferenças.

Experimento 1 - Misturas Homogêneas e Heterogêneas:

Dividimos os alunos em grupos e distribuímos diferentes substâncias e recipientes.

Eles foram instruídos a misturar as substâncias e observar se as misturas resultantes eram homogêneas ou heterogêneas.

Experimento 2 - Filtragem de Misturas:

Preparamos misturas contendo sólidos e líquidos.

Os alunos foram orientados a filtrar as misturas usando filtros de papel para separar os componentes.

Discussão e Análise:

Após cada experimento, conduzimos uma discussão em sala de aula para revisar os resultados e identificar as características de cada tipo de mistura.

Os alunos foram incentivados a compartilhar suas observações e conclusões.

Conclusão:

Encerramos a aula recapitulando os conceitos aprendidos e destacando a importância da compreensão das misturas em diversos contextos.

Observações:

Os alunos demonstraram grande entusiasmo ao realizar os experimentos, e suas observações foram consistentes com os conceitos discutidos em sala de aula.

A atividade prática ajudou a consolidar o aprendizado teórico, proporcionando uma compreensão mais profunda das propriedades das misturas, a participação e ativa e interesse dos alunos foi ótimo ,podemos estimular a reflexão o pensamento crítico e aprender e compreender na prática.

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JORNAL FALADO - NOTÍCIAS PARA A SALA DE AULA

AULA EXPERIMENTAL PARA PRÁTICAS RELACIONADAS À TRANSPIRAÇÃO FOLIAR

ÁGUA: CONHECER E ENTENDER PARA PRESERVAR