Turismo na Escola

AUTORA
Professora Joicimara Alves do Carmo, quarto ano

O projeto teve como objetivo principal a exploração do tema turismo, com foco na conscientização sobre a biodiversidade e o conhecimento da história e cultura local, culminando em visitas de campo a pontos turísticos do município de Ortigueira.

O projeto foi estruturado em diversas etapas que garantiram o engajamento e a aprendizagem ativa dos aluno; Exploração Multimídia e Material Didático: os alunos iniciaram o projeto assistindo a vídeos educativos relacionados ao tema, o que proporcionou uma visão inicial e dinâmica sobre o turismo e a importância da preservação ambiental.

Houve o acesso e estudo de apostilas e materiais didáticos específicos, que aprofundaram os conhecimentos teóricos sobre a história local, os pontos turísticos e a biodiversidade da região. Parceria "Vamos Ler":

Contamos com o valioso apoio do projeto "Vamos Ler", cujo tema central era "A importância de cuidar da biodiversidade". Essa parceria foi fundamental para integrar o tema ambiental ao turismo, destacando como a conservação da natureza é essencial para a atração turística e a qualidade de vida.

O projeto apresentou um ótimo desenvolvimento, com uma notável participação ativa de todos os alunos. Eles se envolveram nas discussões, pesquisas e atividades propostas em sala de aula, demonstrando grande interesse em conhecer a história e o ambiente de sua cidade. A etapa final do foi a realização de uma visita de campo, que permitiu aos alunos vivenciar na prática o que foi aprendido:Os alunos visitaram dois importantes pontos turísticos de Ortigueira: o Cristo Redentor e a Cachoeira Véu da Noiva.Os estudantes puderam conhecer a história dos pontos turísticos, entendendo seu significado cultural e histórico.

A experiência permitiu que eles vivenciassem o ambiente, fortalecendo a conexão emocional com a beleza natural e a necessidade de conservação da biodiversidade, especialmente no entorno da cachoeira.

O projeto "Turismo na Escola" foi um sucesso. A combinação de recursos visuais, material didático e a experiência prática das visitas de campo garantiu que os alunos não apenas adquirissem conhecimento, mas também desenvolvessem um senso de pertencimento, valorização da história local e responsabilidade ambiental. A participação integral e ativa de todos os alunos é o maior indicador do sucesso e do impacto positivo do trabalho desenvolvido que foi um sucesso.






























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidados com a Gripe

Ciências em foco.

Projeto: Todos Contra a Dengue - Cuidando da Nossa Água.