Vícios Digitais e Perigos Online: Reflexão e Conscientização.
AUTORA
Professora Joicimara Alves do Carmo, quarto ano
A crescente imersão das crianças no universo digital torna crucial a abordagem de temas como vícios digitais e perigos online. O objetivo deste trabalho foi promover a reflexão crítica sobre o uso consciente da tecnologia, identificar potenciais riscos e desenvolver estratégias de proteção, contribuindo para a formação de cidadãos digitais responsáveis e seguros e também conscientizar os alunos sobre os possíveis efeitos negativos do uso excessivo de dispositivos digitais (vícios digitais).
Identificar e compreender os diferentes tipos de perigos existentes no ambiente online.
Desenvolver a capacidade de análise crítica em relação aos conteúdos audiovisuais consumidos.
Incentivar a comunicação e o diálogo sobre experiências e dúvidas relacionadas ao mundo digital. Foram exibidos vídeos de aula especiais do projeto, vamos ler que ilustram e explicam situações risco de vícios de digitais , visando a importância de proteger e de sinais de alerta para o uso excessivo de telas.
Após os alunos assistirem cada vídeo, promoveu-se um debate em grupo, incentivando os alunos a compartilhar suas impressões, dúvidas e experiências. Utilizamos rodas de conversa, perguntas direcionadas, a análise crítica das situações apresentadas.
Os alunos demonstraram compreensão sobre a importância de limitar o tempo de tela, os riscos de conversar com desconhecidos online e a necessidade de compartilhar informações.
Os alunos foram desafiados a escrever pequenos textos (narrativas e opiniões) sobre o que aprenderam sobre os vícios digitais e os perigos online. Muitos textos abordaram a importância do equilíbrio entre o mundo online e offline, os sentimentos negativos.
Produção de Desenhos. Após as discussões e a elaboração dos textos, os alunos expressaram seu aprendizado através de desenhos e produções individuais. Eles foram incentivados a representar situações de segurança online, os efeitos do vício digital e as formas de lazer offline. Os desenhos frequentemente retratavam famílias interagindo sem telas, crianças brincando ao ar livre e símbolos de alerta para atividades em telas.
A turma demonstrou grande interesse e participação em todas as etapas do trabalho, mostrando-se curiosa e reflexiva sobre o tema. Foi possível observar uma boa compreensão dos conceitos de vício digital e perigos online, evidenciada pela qualidade das discussões, dos textos e das produções artísticas.
Alguns alunos compartilharam que passaram a refletir mais sobre o tempo que dedicam aos jogos e vídeos, e demonstraram mais cautela ao interagir online.
A articulação entre a exibição de vídeos, a discussão em grupo e as atividades de produção textual e artísticas.
Professora Joicimara Alves do Carmo, quarto ano
A crescente imersão das crianças no universo digital torna crucial a abordagem de temas como vícios digitais e perigos online. O objetivo deste trabalho foi promover a reflexão crítica sobre o uso consciente da tecnologia, identificar potenciais riscos e desenvolver estratégias de proteção, contribuindo para a formação de cidadãos digitais responsáveis e seguros e também conscientizar os alunos sobre os possíveis efeitos negativos do uso excessivo de dispositivos digitais (vícios digitais).
Identificar e compreender os diferentes tipos de perigos existentes no ambiente online.
Desenvolver a capacidade de análise crítica em relação aos conteúdos audiovisuais consumidos.
Incentivar a comunicação e o diálogo sobre experiências e dúvidas relacionadas ao mundo digital. Foram exibidos vídeos de aula especiais do projeto, vamos ler que ilustram e explicam situações risco de vícios de digitais , visando a importância de proteger e de sinais de alerta para o uso excessivo de telas.
Após os alunos assistirem cada vídeo, promoveu-se um debate em grupo, incentivando os alunos a compartilhar suas impressões, dúvidas e experiências. Utilizamos rodas de conversa, perguntas direcionadas, a análise crítica das situações apresentadas.
Os alunos demonstraram compreensão sobre a importância de limitar o tempo de tela, os riscos de conversar com desconhecidos online e a necessidade de compartilhar informações.
Os alunos foram desafiados a escrever pequenos textos (narrativas e opiniões) sobre o que aprenderam sobre os vícios digitais e os perigos online. Muitos textos abordaram a importância do equilíbrio entre o mundo online e offline, os sentimentos negativos.
Produção de Desenhos. Após as discussões e a elaboração dos textos, os alunos expressaram seu aprendizado através de desenhos e produções individuais. Eles foram incentivados a representar situações de segurança online, os efeitos do vício digital e as formas de lazer offline. Os desenhos frequentemente retratavam famílias interagindo sem telas, crianças brincando ao ar livre e símbolos de alerta para atividades em telas.
A turma demonstrou grande interesse e participação em todas as etapas do trabalho, mostrando-se curiosa e reflexiva sobre o tema. Foi possível observar uma boa compreensão dos conceitos de vício digital e perigos online, evidenciada pela qualidade das discussões, dos textos e das produções artísticas.
Alguns alunos compartilharam que passaram a refletir mais sobre o tempo que dedicam aos jogos e vídeos, e demonstraram mais cautela ao interagir online.
A articulação entre a exibição de vídeos, a discussão em grupo e as atividades de produção textual e artísticas.
Comentários
Postar um comentário